Mensagem do Comitê de 2024
“Deus caminha com Seu povo”
De acordo com estatísticas das Nações Unidas, pelo menos 117 milhões de pessoas são atualmente forçadas a fugir dos seus países de origem devido à guerra, perseguição, violações dos direitos humanos, etc. O número de migrantes que atravessam as fronteiras por diversas outras razões ascende a 281 milhões.
Neste contexto, recorda-nos mais uma vez o Papa Francisco na sua mensagem para o 110º Dia Mundial dos Refugiados e Migrantes (29 de setembro de 2024), intitulada “Deus caminha com o seu povo. O Papa se sobrepõe à Igreja peregrina e ao povo de Israel, dizendo que a longa jornada do povo de Israel da escravidão à liberdade é um prelúdio para a jornada da Igreja em direção ao seu encontro final com o Senhor. O Senhor não só os acompanha no caminho, mas está dentro deles. Nesse sentido, disse que encontrar irmãos e irmãs que sofrem é também um encontro com Cristo.
O Papa convidou-nos a tomar consciência desta situação dramática que a humanidade vive e a despertar um espírito de solidariedade através da oração e do acolhimento caloroso para com estes irmãos e irmãs. Vamos nos levantar para salvar muitas vidas e começar um novo modo de vida juntos.
29 de setembro de 2024
Comitê Católico do Japão para Migrantes e Refugiados
Presidente: Yamanouchi Michiaki
Bispo encarregado: Shinzo Moriyama